Tanto mar... ou tanto faz?

No âmbito da geração de políticas públicas no Ministério do Meio Ambiente, a Gerência de Biodiversidade Aquática e  Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas vem trabalhando no sentido de desenvolver e viabilizar ações que se convertam, de maneira integrada, na conservação dos ambientes costeiros e marinhos. Uma das principais ações diz respeito à divulgação da importância e vulnerabilidade desses ambientes. 

Os sistemas ambientais costeiros e marinhos, no Brasil, são extraordinariamente diversos. Nosso litoral é composto por águas frias, no Sul e Sudeste, e águas quentes, no Norte e Nordeste, dando suporte a uma grande variedade de ecossistemas, que incluem manguezais, recifes de coral, dunas, restingas, praias arenosas, costões rochosos, lagoas, estuários e marismas, os quais abrigam inúmeras espécies de flora e fauna, muitas das quais só ocorrem em nossas águas. Entre estas, algumas encontram-se ameaçadas de extinção. 

No entanto, de forma silenciosa e às vezes imperceptível, zonas costeiras, mares e oceanos de todo o mundo vêm sofrendo, gradativamente, os efeitos da expansão da ocupação e dos usos humanos. São diversas as fontes de impacto, nesses ambientes, que causam a perda de biodiversidade costeira e marinha, indo do desmatamento de matas ciliares nas cabeceiras dos rios, passando pela introdução de espécies exóticas e o acúmulo de lixo, até a pesca predatória dos principais recursos pesqueiros. 

O que eu e você temos a ver com isso? De uma forma instigante e, por vezes, provocativa, Nurit Bensusan nos demonstra que, sim, temos tudo a ver com isso e, sim, podemos ajudar, sozinhos ou coletivamente, a manter saudáveis esses ambientes que tanto benefícios trazem a todos nós. O livro Tanto mar... ou tanto faz? faz parte do kit O mar em verso: o universo do mar e o mar biodiverso, que compreende ainda o jogo Poseidon, e um livro para crianças – O que está em jogo neste jogo.

 

Este livro é disponibilizado em PDF pelo Ministério do Meio Ambiente:

http://www.mma.gov.br/estruturas/205/_publicacao/205_publicacao11022011042234.pdf

 

Autor: Nurit Bensusan

Brasília MMA/GBA 2010