Subida ao Pico dos Marins

Nos dias 2 e 3 de agosto de 2014 a ONG Ecosteiros deu apoio logístico ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) para realizar a subida ao Pico dos Marins. O Pico dos Marins está localizado na cidade de Piquete – SP, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Minas gerais na Serra da Mantiqueira. Essa montanha é uma das mais altas do estado de São Paulo (2420,7m) e ocupa a 26ª posição entre as montanhas mais altas do Brasil. A caminhada foi continuação da disciplina “Trilhas como instrumento de Educação Ambiental” (IB-USP), ministrada nos dias anteriores, em que os alunos colocaram em prática o que foi aprendido durante as aulas.

Saímos de São Paulo dia 1º de agosto e pernoitamos em um camping ao chegarmos à noite em Piquete. Na manhã seguinte, iniciamos a subida com uma breve parada no chamado Morro do Careca para a montagem das barracas e, então, continuamos a caminhada rumo ao Pico dos Marins. A partir desse ponto a dificuldade da caminhada é maior, por isso deixamos alguns equipamentos no local da segunda pernoite (Morro do Careca), subindo somente com o necessário para o ataque ao cume (alimento, bebida, protetor solar, lanterna e blusa de frio). A partir do Morro do Careca, levamos aproximadamente 6 horas para subir e 3 horas para descer. Na manhã seguinte (dia 3), iniciamos a descida a partir do Morro do Careca e retornamos a São Paulo.

O ataque ao cume não foi possível dado o grande tamanho do grupo e os diversos graus de condicionamento físico de cada pessoa. Com isso, obviamente havia pouco tempo disponível para que fosse possível subir e descer o Pico dos Marins de forma segura. Isso proporcionou uma nova aprendizagem sobre a importância da atenção constante do grupo sobre as limitações que podem existir (por exemplo: tamanho do grupo, condicionamento físico de cada pessoa, condições climáticas, grau de dificuldade da trilha e tempo disponível de caminhada).

Pico-dos-Marins