Parque Estadual Marinho da Laje de Santos: segunda turma de monitores

O Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) - Fundação Florestal – SMA, acaba de formar a segunda turma de monitores ambientais subaquáticos. O evento de encerramento do curso aconteceu no dia 27 de setembro, no auditório do Instituto de Pesca de Santos, com a entrega dos certificados aos 13 formandos. A cerimônia de formatura também comemorou  o 19° aniversário de criação do PEMLS.

Esta capacitação possibilita a atuação dos novos monitores em Unidades de Conservação (UCs) Marinhas, na orientação a mergulhadores durante visitações.

Segundo o gestor do parque José Edmilson de A. Mello Junior, a meta foi atender uma demanda que já estava prevista no Plano Emergencial de Uso Público — instrumento de caráter provisório que regulamenta o uso público nas UCs.

O curso de monitores ambientais subaquáticos foi realizado no auditório do Aquário Municipal de Santos, entre 06 de agosto e 21 de setembro. As aulas foram ministradas por profissionais da área ambiental e de instituições públicas.  O grupo de alunos foi constituído por biólogos, oceanógrafos e administradores de operadoras de mergulho.

Sobre o Parque

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos está localizado a 22 milhas náuticas (40 KM) da costa, no município de Santos, a 80 KM da cidade de São Paulo.

Criado em 1993, com o objetivo de proteger partes importantes do ambiente marinho do litoral de São Paulo, possui 5000 hectares e é o primeiro parque marinho a integrar o conjunto de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

Mais informações sobre o parque:

http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php?hotsite=4d0c283cc0e2af06117559a98bbd67d4

 

Participação Ecosteiros

A Biol. Espec. Marly Costa Simões, Instrutora Mergulho, representou a ong Ecosteiros durante o curso, ministrando as disciplinas:

  • Mergulho de Minimo impacto: Conceito, técnica, condução de grupo de mergulhadores, fotografia de mínimo impacto - 14 de agosto de 2012;
  • Educação ambiental e atividades educacionais em ambientes subaquáticos - 15 de agosto de 2012.